sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Lenda de Lilith

Diz a lenda que de acordo com J. Gordon Melton, Lilith é uma das mais famosas figuras do folclore hebreu, originou-se de um espírito maligno tempestuoso e mais tarde se tornou identificada com a "Rainha do Mal”. Acredita-se também que Lilith tenha sido criada antes de Eva.

  Lilith, mais conhecida como "Lua Negra"

De acordo com a lenda hebraica, Lilith teria sido formada assim como o homem à partir do barro, logo após a formação deste. Por esse motivo ela não teria aceitado uma posição inferior em relação ao homem, pois sendo criada da mesma forma, exigia os mesmos direitos, não aceitou uma posição submissa e assim desentendeu-se com Adão. No primeiro ato sexual Lilith não aceitou ficar por baixo, agüentando o peso do corpo do companheiro e exigiu ter também o direito ao gozo e ao prazer sexual. Como não foi atendida em seus anseios ela se revolta e pronuncia o nome "inefável" que lhe deu asas por meio das quais fugiu do Jardim do Éden. Assim Lilith abandonou Adão com quem não se entendia e foi para as margens do Mar Vermelho. Adão ficou só e reclamando, tendo medo da escuridão opressora. Daí haver uma relação entre Lilith e a Lua Negra, a escuridão da noite, por isso a associação dela com a coruja, o pássaro noturno. Segundo a tradição talmúdica, Lilith é a "Rainha do Mal", a "Mãe dos Demônios" e a "Lua Negra".

Deus vendo o desespero de Adão enviou três anjos, Semangelaf, Sanvi e Sansanvi, para trazê-la de volta ao Éden, mas ela recusou-se a aceitar tal proposta. Dessa forma a fuga converteu-se em expulsão.

Para substituir Lilith é criada Eva, mulher submissa, feita não de barro, mas de uma costela de Adão.

Lá às margens do Mar Vermelho habitavam os demônios e espíritos malignos, segundo a tradição hebraica, esse era um lugar maldito, o que prova que Lilith se afirmou como um demônio. Segundo essa mesma tradição é esse caráter demoníaco que levaria a mulher a contrariar o homem e a questionar seu poder

A Tese do sumiço da lenda de Lilith da Bíblia
Segundo Roberto Sicuteri autor do livro "Lilith A Lua Negra", houve uma transposição da versão javista da Bíblia para a versão sacerdotal. Foi aí, que segundo ele, a lenda de Lilith teria sido eliminada da Bíblia, fazendo todos crerem que foi Eva a primeira mulher, mas em Isaías 34,14 ficara ainda um indício sobre Lilith.
Depois desta longa, mas precisa exposição, vamos então à resposta que pediste.
Perceba que o sr Roberto Sicuteri se fundamenta sua tese em outra tese. Ora, não há qualquer conclusão entre os especialistas de que uma tradição de origem sacerdotal suplantou uma anterior de origem javista. Nem mesmo um parecer consensual sobre a existência destas tradições existe.
A crítica científica do Antigo Testamento (AT) identificou diferenças de estilo no relato das mensagens bíblicas. A estas diferenças chamaram de tradição javista, sacerdotal e ainda eloísta. Estas tradições não são realidades, mas hipóteses que facilitam o estudo do texto do AT. Dizer que uma suplantou a outra é ainda mais imprudente. Mas infelizmente é desta forma que a Mentira se transfigura em Verdade, aguçando a curiosidade humana, pois todo mundo gosta de se sentir um descobridor da Verdade.
Devemos nos lembrar ainda que os textos do AT foram preservados por homens fiéis a Deus. Não é estranho que homens com tanta intimidade com Deus como os profetas, ficassem logrando o povo de Israel com um texto bíblico falso?
Infelizmente o professor judeu do seu aluno dá melhor crédito aos mágicos da Babilônia do que os santos profetas.
A tese da transposição dos textos bíblicos também é desfeita pelo fato de existirem inúmeros manuscritos do AT que chegaram ao nosso tempo. São mais de 56.000, segundo os estudiosos. Por que somente os supostos manuscritos javistas sumiram totalmente da face da Terra?

É incrível como podemos descobrir cada coisa oculta que existe nesse mundo, muitas coisas são "escondidas" das pessoas ou dado como mentiras, lendas e histórias antigas. Eu por exemplo acredito que isso  não seja só uma lenda, existe tantas coisas em nosso mundo espiritual que os "olhos da carne" não vê. Eu acredito que possa existir pessoas sensitiva, pessoas que veem as coisas que a maioria não vê! Enfim, deixe sua opinião sobre isso postando aqui no que você realmente acredita!

Um beijo da Garota do Blogger!

P.S. Pesquisa tirada da Internet

Nota: Veritatis



7 comentários:

  1. Boa pesquisa, me amarrei nessa lenda.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma amiga que o nome dela é Lilith, e eu nem sabia que existia um demônio com esse nome! o.o

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk,e quem não conhece a Lilith?
    boa pesquisa

    ResponderExcluir
  4. Nooooooossa que legal, eu amo a Lilith, sou facinada por ela, eu não a conhecia até ver supernatural depois disso, soube quem foi ela, não tão explicado assim mais soube rsrs

    ResponderExcluir